quarta-feira, julho 16, 2014

Hipervitaminose B12

Hipervitaminose B12



Vitaminas são elementos nutritivos essenciais à vida ( VITA ) que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados ( AMINAS ) não sintetizadas no organismo humano e que se faltarem na alimentação, provocarão manifestações de carência no organismo.

Hipervitaminose B12 é causada por ingestão excessiva de vitamina B12, ou cianocobalamina, e pode causar reacções alérgicas e alterações esplénicas.
A hipervitaminose, ou envenenamento por vitaminas, ocorre quando o indivíduo ingere altas doses de vitaminas que podem levar à intoxicação. O quadro clínico irá depender da substância, sendo geralmente mais grave a intoxicação por vitamina A e D do que por outras vitaminas, já que com as outras não é tão habitual visto serem eliminadas normalmente pela urina.


A hipervitaminose dificilmente se deve a consumo excessivo de alimentos ricos em vitaminas e sim é causada pela ingestão de suplementos vitamínicos de forma indiscriminada.


A tolerância à vitamina B12 é geralmente boa, tendo sido ocasionalmente relatados casos de reacções alérgicas que podem ter sido causadas por impurezas proteicas levadas pela sua biossíntese. Casos muito raros têm sido reportados de lesões orgânicas tóxicas causadas pela cianocobalamina. Alterações esplénicas têm sido relatadas desde activação do sistema retículo endotelial, enfraquecimento das estruturas celulares especialmente nas zonas marginais, vacuolização dos linfócitos, reacções que indicam libertação e aumento da depressão dos linfócitos.


Em geral, vitaminas do complexo B actuam sobre o sistema nervoso e ajudam na absorpção de gorduras, proteínas e carbohidratos. São um componente fundamental da dieta humana, mas em excesso podem causar dano no sistema nervoso.
A vitamina B12 pode, em excesso, ser causa de diarreia com fezes líquidas, situação esta que pode levar a distúrbios hidro-electrolíticos.
O excesso de vitamina B12 pode causar alteração da coagulação sanguínea, com formação de coágulos sanguíneos. Sensação de inchaço, que no entanto não é conseguida a vizualização desse mesmo inchaço ( apenas há a sensação ), pode ocorrer por intoxicação com vitamina B12.


Reacções alérgicas com urticária ou mesmo surgimento de lesões de feridas de coceira podem ser resultado da intoxicação por vitamina B12.
A hipervitaminose B12 é um marcador de hipereosinofilia primária com valores de eosinófilos superiores a 1500 eosinófilos/μl. A hipervitaminose B12 é um marcador clássico de risco oncológico.


A cobalamina é essencial para o funcionamento normal do metabolismo de todas as células, especialmente do tracto gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. A concentração mais elevada de cobalamina encontra-se no fígado e é libertada no rim consoante as necessidades da medula óssea e outros tecidos.

As fontes mais ricas de vitamina B12 são fígado e rim, seguidas pelo leite e derivados, ovos, peixe e carne.


A vitamina B12 é essencial ao normal funcionamento das células do sangue e do sistema nervoso. Casos de doentes com síndrome de má absorpção podem causar hipovitaminose B12. A vitamina B12, em conjunto com o ácido fólico, serve para a normal formação das células sanguíneas.


A dose diária recomendada da vitamina B12 é de 6 μg/dia. Doses superiores a 100 μg/dia são eliminadas pela urina e dessa forma não são utilizadas.

A vitamina B12 é absorvida no íleo distal, ligada ao factor intrínseco, e este complexo liga-se à cubilina que se liga por sua vez ao amnionless. Na falta de transcobalamina a vitamina B12 liga-se a haptocorrina, proteína esta que não transporta a vitamina B12 aos órgãos hematopoiéticos, pelo que apesar de poder haver vitamina B12, em quantidade normal ou alta, não está disponível para a normal hematopoiese se processar.

68 comentários:

  1. Então, poderia explicar porque a ANVISA e FDA autorizam a venda de suplementos de B12 com1000 microgramas a capsula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Posso e com todo o prazer

      A dose máxima de administração diária referida ( 100 μg/dia ), como é óbvio, apenas se aplica a doentes sem patologias causadoras de má-absorpção da vitamina B12. Situações como pós-gastrectomia, afecções gástricas atróficas, doença de Crohn, pós-resseção do íleo, sprue, infestações parasitárias intestinais prolongadas, entre outras, podem requerer doses muito mais elevadas do que as mencionadas.

      Eliminar
    2. Preciso muito da ajuda de vocês, eu tenho severa intolerância à cobalamina, cianocobalamina... Toda vez que como muitos alimentos que contém esta vitamina, como banana, sereais matinais, ovos, me dá muitas erupções cutâneas (dermatite acneica) por todo o peitoral, costas, pescoço, e já não sei mais o que fazer para eliminar o excesso desta vitamina no meu organismo, vez que, esta intolerância surgiu após eu ter tomado por alguns dias comprimidos de um suplemento chamado stresstabs há 6 anos atrás. Depois disso, tive uma dermatite acneica fortíssima que tive que tomar Roacutan (isotretinoína) para eliminar a acne que apareceu no corpo todo. Porém deste então, eu estou tendo com persistência como se fosse alergias, mas são pústulas, acnes quando como algo que é rico em B12. Já procurei um alergista, fiz vários testes de rastreamento inclusive com alguns alimentos como banana, e não deu resultado para alergia, então o alergista me disse que é intolerância e não alergia. Gostaria de alguma sugestão de algo que eu pudesse experimentar para eliminar este excesso, pensei em tomar algum diurético vez que as vitaminas são eliminadas pela urina, mas não sei se poderia trazer algum resultado positivo. Será que vocês teriam alguma dica ou sabem de algum antídoto para que eu possa reduzir estes efeitos colaterais causado pelo excesso da vitamina B12?
      Grato,
      Dioni Vidal - dionividal@gmail.com

      Eliminar
    3. A informação dada neste blogue nunca pode nem deve servir para mais do que para se ficar mais informado aquando da visita ao médico e não para substituir essa consulta médica.
      O que me parece que tem é uma intolerância à vitamina B12, uma situação como a que se obtém quando se faz uma vacinação ( tome esta comparação com o sentido comum e não em termos científicos pois neste sentido a comparacao não é adequada ) que deixa memória imunológica para quando o organismo contactar de novo com o agente contra o qual se fez a vacinação o organismo responda fortemente para a eliminação desse agente patogênico.
      A única sugestão que lhe posso fazer é mesmo recorrer de novo a um alergologista, ou talvez preferencialmente um médico especialista em medicina interna, pois mesmo casos semelhantes podem ser apenas aparentemente semelhantes e só uma consulta com o devido estudo médico poderá chegar a uma conclusão acertada.
      No entanto posso dizer-lhe que não me parece aconselhável utilizar diuréticos pois que se por um lado em nada o vão ajudar na situação, por outro lado acarretam efeitos laterais que podem aparecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Não sabia que a intolerância de vitamina b dava reações alergicas. Meu filho esta com o corpinho cheio de bolinhas nas bochechas, atras das pernas e bem menos no tronco não coça. Achei q fosse dermatite de contato? Será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Embora a Vitamina B12 possa em certas situações causar reacções alérgicas, isso é um facto raro. Assim, antes de pensar que a erupção cutânea que menciona seja uma alergia à Vitamina B12 ( que é raro ) há que pensar se não terá como etiologia outra causa mais comum.

      Eliminar
  3. Ouvi dizer, e um médico confirmou, que a ingestão de complexo B causa um odor desagradável no paciente. Gostaria de um esclarecimento mais detalhado. Grato

    ResponderEliminar
  4. Boa noite

    Segundo Olinda Tarzia, diretora científica da CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose), os suplementos vitamínicos que possuem em sua composição as vitaminas do complexo B podem causar halitose. “Eventualmente esses suplementos podem causar mau hálito assim que a pessoa toma a substância, mas depois de um tempo, o cheiro desaparece”, diz a especialista.

    ResponderEliminar
  5. OI! MEU FILHO DE 41 ANOS FEZ EXAME NO POSTO E DEU Q ESTAVA C DEFICIENCIA DE VIT B12, E EM 05/12/2015 FOI RECEITADO 5.000 MCG DIA POR 30 DIAS. SÓ QUE DEPOIS QUE COMEÇOU A TOMAR ELE COMEÇOU FICAR ESQUECIDO NEM NUMEROS DATAS DIAS DA SEMANA, LER NO ESCURO URINAR NO CHÃO DO QUARTO, EU PERGUNTO PQ NÃO FOI NO BANHEIRO FICA PENSANDO E DIZ NÃO SABE RESPONDER. CAIU E LEVEI ELE NO PS 11/02/2016 E OS LINFOCITOS DEU 3.177,20 /MM3 E OS VALORES DE REFERENCIA É DE 1.00 A 2.750. E A MÉDICA SÓ FALOU QUE DEU ALTERADO Q É COMO SE TIVESSE UMA VIROSE QUE NÃO ERA NADA E MANDOU PRA CASA. ELE TOMA HALDOL, LEVOZINE, BIPERIDENO E DIAZEPAM, E SEMPRE ATÉ TOMAR A B12 SABIA OS DIAS MES ANO, E ATE INTELIGENTE D+++ SABIA FALAR PELA DATA QUANTOS ANOS UMA PESSOA TEM COM MESSES DIAS, TB SABIA OS REMEDIOS E HORARIOS QUE TOMAVA, E O QUE FAZER???? OS MÉDICOS NÃO DERAM NENHUMA IMPORTANCIA. O QUE DEVO FAZER PRA AJUDAR. ESTA CAINDO DEIXANDO DE DORMIR, É DE DAR DÓ! OBGDA

    ResponderEliminar
  6. Minha esposa está com excesso, 2.700, o que pode acontecer com ela e quais os sintomas?

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde
    A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel e como tal, na grande maioria dos casos, é eliminada pela urina não causando problemas de saúde uma hipervitaminose B12. No entanto, em algumas situações podem ocorrer como alergias, alterações esplénicas, diarreias líquidas com alterações hidroelectrolíticas ou podem ocorrer alterações da coagulação com formação de coágulos. Pode também a hipervitaminose B12 ser um marcador de hipereosinofilia primária ou ser um marcador de risco oncológico. De qualquer forma, em princípio, a situação não requer particular atenção principalmente se estiver a fazer a toma de vitamina B12, que eventualmente poderá requerer o ajuste da dose.

    ResponderEliminar
  8. No meu exame de sangue, a vitamina B12 deu resultado de 5.621, elevadíssima.
    Gostaria saber se alimentos como carne,ovos, frango, banana e leite podem levar à um nível tão alto.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia
    As hipervitaminoses, e por maioria de razão as hipervitaminoses elevadíssimas, apenas surgem por ingestão excessiva de suplementos vitaminicos da vitamina em questão. Hipervitaminoses provocadas por ingestão alimentar de carne, peixe, vegetais, etc apenas poderiam verificar-se se esses alimentos provenham de animais ou plantas que tenham sido submetidos a ingestão excessiva da vitamina e estejam, eles também, com hipervitaminose, situação em que a vitamina é acumulada excessivamente nas partes moles dos animais que serão posteriormente ingeridas pelas pessoas. Ora como este facto não é normal que aconteça, até por imperativos legais, essa não deverá ser a origem da sua hipervitaminose.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde! meu exame de vitamina B12 deu o valor de 1.500,0...esta alto ou normal? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Todos os valores analíticos devem ser comparados com os valores referência do laboratório onde as análises são executadas. Com esta ressalva, digo que em princípio o valor apontado está elevado.

      Eliminar
  11. Uma pessoa que fez uma cirurgia bariátrica há 13 anos pode sofrer de hipervitaminose de vit B12? Visto que ela está suplementando citoneurim 5.000?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Dependendo da dose pode isso acontecer mas em princípio é de pressupôr que a dose está correcta e não causará esse transtorno

      Eliminar
    2. Olá, bom dia!
      A pediatra da minha filha de 7 anos solicitou uma serie de exames sanguíneos e, entre eles o de Vitamina B12. Segundo o método utilizado, o valor de referencia deveria ficar entre 187 e 883pg/mL, porém o da minha filha deu 1.429pg/mL. O restante do hemograma/lipidograma/etc deu tudo dentro do esperado ou com alguma pequena alteração quase que irrelevante por não dar nem 5% fora do limite esperado (creatinina/Vitamina D). O que me preocupo foi a B12 estar 62% acima do limite máximo esperado. Este tipo de resultado é considerado algo alarmante ou que deva ser acompanhado mais de perto?

      Eliminar
    3. Boa noite

      Em princípio, mas sempre terá de esta informação ser confirmada pelo seu pediatra, não é de alarmar. A hipervitaminose B12 aparece quase sempre por administração de suplementos vitamínicos, neste caso de vitamina B12, e provavelmente terá de reajustar a dose ou mesmo suspender mas também, por norma, a hipervitaminose B12 não é preocupante, acontecendo no entanto, algumas vezes, efeitos laterais que convêm corrigir.

      Eliminar
  12. O meu exame de Vitamina B12 deu 801 pg/ml. O laboratório informa que o valor de referência é de no máximo 522 pg/ml. Meus demais exames estão normais, inclusive o hemograma. Existe algum problema? Este valor de referência é mesmo o adotado? Pois tenho visto que seria de 900 pg/ml.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Como em muitas análises acontece, os valores de referência podem não ser iguais conforme são as determinações realizadas por técnicas diferentes. Inclusivamente os valores de referência podem variar com outros factores ( idade, sexo, raça, etc. ) e os laboratórios podem ter determinado o intervalo de referência para a sua população alvo, o que é correcto e até aconselhável. Desta forma o intervalo de referência do seu laboratório é o indicado a menos que haja algum erro por exemplo de impressão, o que em princípio não será o caso. Essa dúvida só mesmo o seu laboratório a poderá desfazer. Quanto ao seu valor, ainda que seja ligeiramente superior ao valor máximo do intervalo de referência, não parece ser de preocupar, podendo no entanto conversar sobre o assunto com o seu médico assistente, mas parecendo ser um valor inofensivo.

      Eliminar
  13. Boa noite!
    Meu filho de 5 anos fez alguns exames entre eles o de vitamina b12 que deu alterado, nas referências constam entre 210 à 980 e o dele deu 1.166, porém ele nunca tomou suplemento vitamínico. Perante os resultados o pediatra encaminhou ao hematologista ao qual agendei consulta.
    Gostaria de saber sua opinião sobre possíveis causas e tratamento.
    Grata pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      O facto de a concentração sérica de vitamina B12 estar acima dos valores de referência, por si só, não indica que haja ou venha a haver algum problema, problemas estes que são de rara ocorrência. No caso das crianças pode no entanto verificar-se que apesar de haver vitamina B12 em concentração normal, ou até elevada, ela não ser transportada aos órgãos hematopoiéticos por falta não de vitamina B12 mas sim da transcobalamina, o transportador da vitamina B12 para os locais onde se produz a hemoglobina, e ser a vitamina B12 transportada pela haptocorrina que transporta a vitamina B12 para locais de armazenamento mas não de utilização. Poderá ser este o motivo para ter sido enviado a um hematologista e, na minha opinião, deve mesmo recorrer a um especialista dessa área e da sua confiança e fazer o que ele lhe indicar.

      Eliminar
  14. Bom dia!! Meu exame de vitamina b12 deu 935,0 sendo o limite 550..Hemograma e demais exames deram normais...Esta muito alta,tem algum risco?

    ResponderEliminar
  15. Bom dia
    A intoxicação pela vitamina B12 é um caso raro dado que é uma vitamina que é excretada pela urina. O facto da concentração sérica de vitamina B12 estar acima do limite máximo de referência, em princípio, não significa que venha a ter qualquer complicação daí decorrente

    ResponderEliminar
  16. ola, primeiramente obrigada pelo post é difícil encontrar onde fala se sobre o excesso e não somente sobre a ausência. Bom ja é o 3° exame de sangue que faço e é acusado dose elevada de B12, no entanto todos os médicos que fui por sintomas de urticaria e também uma diarreia constante me receitam vermifugo, apenas uma achou estranho o excesso mas me disse não saber a respeito agora fui em Hematologista e ele disse que isso é normal... mas me incomoda os sintomas

    ResponderEliminar
  17. Meu neto tem 5 anos a o exame de sangue dele deu b12 1133,00 e o valor de referência é até 880 ele tem traços falciforme e discreta leucopenia com neutropenia herdado do pai tem alguma ligação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Não encontro na literatura nada que aponte para essa relação

      Eliminar
  18. MINHA TAXA DE B 12 SUBIU PARA 1,478, DE 1480. SENDO QUE NÃO TOMO NENHUM SUPLEMENTO DE B12. O QUE ME ACONSELHA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      A hipervitaminose B12, como elemento estranho ao corpo humano, só pode estar aumentado por haver suplementação em excesso pelo que deverá recorrer ao seu médico para ser estudado o que está a ser-lhe administrado que contenha vitamina B12 em doses excessivas.
      Atenção que hoje em dia há muitas substâncias que estão contaminadas por elementos vários, como vitaminas, e que apesar de não serem de facto considerados suplementos vitamínicos, ou mesmo suplementos alimentares, podem aportar vitamina B12 como "contaminante"

      Eliminar
  19. Boa noite;
    há anos convivo com uma diarreia crônica e venho buscando solução para tal através de diversos exames e tratamentos, contudo, sempre sem resultados, agora meu exame de sangue acusou níveis de vitamina b12 acima do considerado normal, o que de certa forma me alimenta as esperanças de, enfim, encontrar a cura. A questão é, gostaria de saber se há algum tratamento para redução do volume de vitamina b12? grato

    ResponderEliminar
  20. Boa noite
    A hipervitaminose B12, como elemento estranho ao corpo humano, só pode estar aumentado por haver suplementação em excesso pelo que deverá recorrer ao seu médico para ser estudado o que está a ser-lhe administrado que contenha vitamina B12 em doses excessivas.

    ResponderEliminar
  21. Boa noite
    Fiz exames pré operatórios e deu excesso de vitamina b12
    O resultado foi 1185
    Será que isso é uma barreira pra fazer a bariátrica, técnica bypass??
    Ainda não voltei no cirurgião..

    ResponderEliminar
  22. Boa noite

    Não há relatos na literatura que contraindiquem essa técnica pelo facto de ter hipervitaminose B12

    ResponderEliminar
  23. Minha filha tem 03 anos a vit b12 ta acima 1500, vhs 44mm/h, tsh alterado 4850.sintomas de diarreia, pele fria, só que tem pediatra dq 10 dias.É preciso kevar no ps.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia

    Desde que não apresente sinais de desidratação, pode esperar os 10 dias pela consulta já programada.

    ResponderEliminar
  25. Boa noite!

    Minha filha de 7 anos deu uma valor acima de 3.000 de vitamina B12. A endócrino achou estranho e pediu para repetir e deu 2707. Ela não toma nenhnum tipo de vitamina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Há vários pontos que, tanto quanto se sabe actualmente, são factos. Assim:
      - Vitamina B12 é um composto estranho ao organismo humano e como tal toda a vitamina B12 encontrada no organismo humano é proveniente de alimentação ou administração externa, como por exemplo suplemento alimentar, injecção de vitamina B12, etc
      - Vitamina B12 é hidrossolúvel e excretada por vai renal.
      Sendo assim, parece-me que, uma vez que já repetiu o doseamento da concentração sérica de vitamina B12 ( há sempre a hipóteses de estar a haver um erro sistemático no laboratório pelo que não será descabido confirmar a concentração de vitamina B12 fazendo a análise noutro laboratório ) a hipótese que se me afigura é que está a ser administrada vitamina B12 à sua filha e se não é por suplemento alimentar poderá ter de procurar nos alimentos que consome.
      De qualquer forma esta é só uma opinião mais e deverá manter a vigilância da sua filha sob as indicações médicas da sua médica, como parece ser o caso, pois não há ninguém mais dentro da situação que a sua médica

      Eliminar
  26. Boa noite. Fiz exames recentes como hemograma completo, Hidroxivitamina D, TSH, Ácido Úrico e B12. Meu hemograma está normal. Os exames apontaram a insuficiência de vit. D (resultado 26,3 ng/ml); ácido úrico baixo (1,7 mg/dl) e B12 em 804,0 pg/mL cujo valor de referência é de 522,0 pg/mL para mulheres. Segundo o médico, isto significa excesso de ingestão de alimentos que contem vitamina do complexo B e baixo consumo de proteínas (boas). Pratico atividade esportiva de média intensidade regularmente (ciclismo). Faço ingestão esporádica de BCAA e glutamina. Consultei informalmente uma outra pessoa da área da saúde que me disse o inverso (excesso de ingestão de proteínas).Confesso que fiquei insegura quanto ao tratamento para normalização da B12, pois o médico disse para eu ingerir proteínas, consumindo mais carnes vermelhas, frutas, verduras e legumes; o outro disse para reduzir a ingestão??? O que devo fazer nesse caso, pois fiquei preocupada com alguma possível doença. Há alguma orientação? Obrigada.

    ResponderEliminar
  27. Boa noite

    A vitamina B12 é sempre de origem externa no organismo humano, não sendo sintetisada no organismo humano. Assim sendo, a vitamina B12 encontrada no organismo humano provêm ou da alimentação ou de suplementos de vitamina B12. Os alimentos mais ricos em vitamina B12 são fígado e rins seguidos de leite e derivados, ovos, peixe e carne. Ainda que o consumo de proteínas, em si mesmas, não tenha grande influência sobre a concentração sérica da vitamina B12, o facto é que não se consegue comer fígado sem as suas proteínas ou peixe sem proteínas próprias do peixe.
    Ainda que a concentração de vitamina B12 que indica não seja muito preocupante talvez seja melhor, em conjunto com o seu médico assistente e eventualmente um nutricionista compilar uma dieta tendo em conta que será melhor diminuir ( não necessariamente excluir ) aqueles alimentos acima referidos

    ResponderEliminar
  28. Boa noite,

    Em outubro p.p., fiz exames e tinha 1800 de B12, o médico desvalorizou, eu tinha feito 12 injecções em 2014 receitado pelo ortopedista. Este mês repeti a análise ao sangue, e sem voltar a tomar quaisquer suplementos, deu um valor superior a 2.000. O que poderá ser? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      A vitamina B12, como elemento exógeno ao organismo humano, existe por ingestão dessa vitamina B12, seja por suplementos ou na alimentação.

      Eliminar
  29. Nossa ..que máximo. Um lugar q fala sobre o aumento da vit b12 e não só sobre a deficiência. Obrigada...obrigada mesmo. Só pela resposta atenciosas a certos comentários anteriores entendi um pouco mais. Mas gerou uma dúvida, para a escrecão pela urina da vit b12 vcs tem noção de tempo? Pergunto isso para ver qual espaço entre um e outro exame e ter diferença de indicadores. Mais uma vez, Obrigada​ pela atenção .. é uma trabalho otimo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      O controlo da concentração da vitamina B12 sérica depende de várias condições como sejam o facto de estar ou não a fazer suplementação, ter alguma patologia que interfira com a absorpção e/ou excreção da vitamina B12, etc. No caso de não ter nenhuma indicação especial, e ser portanto uma medida de rotina, o controlo da vitamina B12 deverá ser realizada anualmente.

      Eliminar
  30. Olá! Estou tomando Citoneurin 5000 já há uns 20 dias, (por conta de problemas musculares, cansaço em excesso e depressão), e desde que comecei a tomar, tenho sentido-me ótima. Fiz há poucos dias atrás um exame de dosagem de B12 e deu como resultado 2000 pg/ml. Fiquei assustada... Esta elevação toda do nível desta vitamina pode ter sido ocasionada pela toma do Citoneurin 5000 (tomo 2 por dia, já há uns 20 dias). Essa elevação pode acarretar algum malefício à saúde? Tenho realmente me sentido muito bem! Só fiquei realmente ressabiada com este resultado tão elevado.

    Desde já agradeço por qualquer esclarecimento!

    Cordialmente,

    Ariadne Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Nunca se deve esquecer que as análises são meios AUXILIARES de diagnóstico e a clínica tem mais importância que qualquer análise que, estas sim, auxiliam no diagnóstico mas não invalidam a clínica. Embora sim a subida da concentração da vitamina B12 no soro tem todas as características para ser secundária à toma do medicamento em referência, e embora sim o valor dessa concentração seja mais elevado do que os limites de referência, se se sente bem então não se tem de preocupar e, no máximo, manter vigilância do seu estado de saúde e bem estar com a finalidade de se manter como diz estar actualmente.

      Eliminar
  31. Ok, agradeço imensamente pelo esclarecimento e pela gentil atenção! Irei observar, então.

    Muito obrigada!

    Ariadne Oliveira

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde,
    Fiz o exame B12 deu 1300 ,acima do valor de referência 900. Até alguns dias antes ao exame estava utilizando o medicamento Mionevix que em sua composição tem 1000 mcg de cianocobalamina(vit.B12) Está alteração pode ser devido à utilização desta medicação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Essa é uma possibilidade mas não estou a afirmar que seja essa a causa. Mas pode ser sim.

      Eliminar
  33. minha filha de 4 anos fez o exame de vitamina b 12 e deu 932 isto e algum problema de saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Os valores das concentrações séricas da vitamina B12 indicadas são para adultos sendo que as concentrações para crianças são diferentes pelo que deverá questionar o pediatra da sua filha. Pelo que me é dado ver não me parece haver qualquer tipo de problema mas os dados fornecidos são poucoa pois há muitas interferências possíveis.

      Eliminar
  34. Tem relação vitamina b12 elevada significativamente, e CA de mama em uso de Anastrozol 1 mg?

    ResponderEliminar
  35. Meu pai tem 81 anos e tem mais de 2000 de vitamina b12 sem tomar nenhum complexo vitamínico. Isso deve nos preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia

      Em princípio a hipervitaminose B12 não trás grandes problemas pois que sendo uma vitamina eliminada pela urina ela é facilmente eliminada do organismo. Se não houver sintomatologia chamativa, em princípio, não haverá problemas mas com um valor dessa ordem sugiro que se aconselhe junto do médico assistente de seu pai. De qualquer forma, mesmo não fazendo suplemento vitamínico, essa hipervitaminose pode ter origem na alimentação ou noutra fonte externa que eventualmente terá de pesquisar qual é.

      Eliminar
  36. fiço o exame da minha filha no primeiro exame a vitamina b12 dela estava 918 repetir novamente e agora esta 759 isto significa algum problema na saude dela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia

      Em princípio não. Significa que está em evolução para os valores referência. Melhor informação lhe dará o médico assistente da sua filha mas em princípio não tem problema nenhum

      Eliminar
  37. Boa tarde!
    Fiz o exame de sangue do meu filho de 2 anos, e a vitamina b12 esta 1311 sendo o valor máximo de referência é de 883, isso significa q pode haver algo de preocupante? E o único medicamento q ele toma regurlamente é risperidona.
    Desde ja agradeço a atençao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Nada indica que haja alguma coisa de preocupante. A vitamina B ( qualquer delas ) é hidrossolúvel, e desde que não haja algum problema renal é eliminada pela urina pelo que a intoxicação por vitamina B12, e mais nas crianças pequenas, é muito rara não havendo motivos para preocupação se a única alteração for uma concentração aumentada de vitamina B12 no sangue.

      Eliminar
  38. Boa noite! Me chamo Renatha.
    Acabei de pegar mais um exame de sangue da minha filha de 9anos e vi q os eosinófilos deram 1174 (de 0 até 400) é a vitamina B12 está 1486 pg/ml (197 a 771). O que pode ser? Ela não come carne, não come frutas e não come grãos (milho, soja, castanhas...) Ela tem alergia. E tb é alérgica a algumas verduras. Embora a vitamina B12 esteja alta, ela não tem diarreia. Confesso q já chorei muito e estou preocupada. Pode ser algo oncológico? Desde ja, agradeço.

    ResponderEliminar
  39. Boa noite!
    Minha esposa fez uma consulta com um hematologista para tratar de uma anemia, ele pediu um exame de vit. b12, que foi feito após a aplicação de injeções de vit. b12. E logo em seguida o resultado deu Vit. B12 superior a 2.000 e no hemograma a HB deu 9,3. Isso pode ser indicativo de algo mais grave? Ainda não retornamos ao hematologista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anemia é um sinal que ocorre por múltiplas causas, sendo a deficiência de vitamina B12 apenas uma delas. Se a vitamina B12 está nessas concentrações , e a menos que tenha deficiência de transcobalamina, a causa da anemia não é de falta de vitamina B12. Isso não significa de modo nenhum que seja obrigatoriamente uma causa grave. Pode até ser apenas uma dieta exagerada para emagrecimento... deverá ciontactar o seu médico e estudar a etiologia da anemia mas sem alarmes ou preocupações demasiadas

      Eliminar
  40. Olá sou Amanda .meu filho tem 8anos é autista e foi diagnosticado ha 3 meses com diabetes tipo 1 . Nunca tomou suplementos. É super seletivo com comida dificilmente come carne . Gosta mais de leite. A médica pediu uma série de exames e constatou a vitB12 1.093 gostaria de saber se tem alguma relação com a insulina ?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Tanto quanto a literatura informa não se conhece associação entre as 2 situações

      Eliminar
  41. Bom dia.
    Meu filho tem nove anos e a vitamina B12 deu 1340 bem acima do normal, ele não gosta de comida variada, gosta mesmo de carne e ovos.Gostaria de saber o que devo fazer, se tem alguma coisa pra fazer para baixar além de tirar as alimentos ricos em vitamina b12. Esse valor acima do normal pode prejudicar a saúde dele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      O excesso de vitamina B12 não tem grandes inconvenientes para a saúde, excepto os referidos no post que são mais incomodativos que graves, até porque a vitamina B12 como vitamina hidrossolúvel que é , é excretada pela urina. O que tem a fazer para diminuir a concentração da vitamina B12 é mesmo diminuir o aporte realizado com a alimentação sem no entanto desequilibrar a mesma e provocar outras alterações que podem ser mais importantes

      Eliminar
  42. Boa tarde
    Os eosinófilos sobem em número precisamente nas reacções alérgicas pelo que se ela tem alergia é NORMAL que tenha um número aumentado de eosinófilos. O contrário é que seria de estranhar e estudar. O facto de ter um maumento de concentração de vitamina B12 não obriga a que tenha diarreia e muito menos significa que tenha algo oncológico. Apenas em casos excepcionais é que um aumento da concentração de vitamina B12 é um marcador de risco oncológico, ou seja NÃO tem doença oncológica, apenas alerta para se fazer um estudo à procura dessa doença, mas em adultos .

    ResponderEliminar